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Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis o Motor e seus Acessórios


H.M. Chollet



402 páginas - 1ª edição - 1996


ISBN: 8528900363


Formato: 16 x 23


Referência: H-036-3


*** Não Disponível! ***


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Depois de dar uma visão panorâmica da constituição do automóvel, o autor fornece aqui pormenores específicos dos motores: peças e reparação, combustíveis, carburação, funcionamento, rendimento, diagnóstico e regulagens, entre outros itens.
Trará-se de um manual aprovado pelo exército brasileiro, conforme ofício número 296/DE do ministério de Exército, datado de 22 de outubro de 1991:
“Esta publicação é utilizada como livro-texto nos cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento de graduados mecânicos de viaturas e nos cursos de extensão de oficiais de área de manutenção de viaturas de Exército brasileiro, realizados na Escola de Material Bélico”.
Adotado também pela divisão de formação profissional da Secretaria Federal da Indústria, Artes, Ofícios e Trabalhos da França, o livro é enriquecido com tabelas, quadros e questionários. A edição brasileira traz um apêndice especial sobre motores e álcool.

índice
Prefácio
Introdução
l - Definições gerais
Turbinas a gás
Motores a explosão
2 - Ciclos
Motores convencionais - Ciclo mecânico a 4 tempos
Ciclo mecânico a 2 tempos
Particularidades do ciclo a 2 tempos
Comparação entre os ciclos mecânicos a 2 tempos e os ciclos a 4
tempos
Ciclos térmicos
3 - Estudo das peças do motor - sua reparação
PEÇAS FIXAS
Cilindros
Desgaste dos cilindros
Cabeçote
Cárter
PEÇAS MÓVEIS
Pistões
Anéis
Pino do pistão
Bielas
A/ustagem dos casquilhos de bielas
Alinhamento das bielas
Virabrequim Montagem do virabrequim

O MOTOR
Volante
Estado de desgaste e folgas do conjunto de peças móveis de um
motor
4 - Distribuição
órgãos de distribuição
Regulagem e gráfico da distribuição
INFLUÊNCIA DOS MOMENTOS DE ABERTURA E DE FECHAMENTO DAS VÁLVULAS
Admissão
Escape
Cotas de distribuição dos motores a 2 tempos
Marcação das cotas de distribuição
5 - Tipos de motores montados em automóveis
Motores a 4 tempos
Motores em V especiais
Motores Lancia de 4 cilindros oblíquos
Motor Ford Taunus 4 cilindros em V a 60°
Motor Lancia de 6 cilindros em V a 60°
Motor PRV de 6 cüindros em V a 90°
Motores a 2 tempos
6 - Lubrificação
Atritos
Óleos
Superlubrificantes (Aditivos especiais)
Óleos aditivos
Óleos multígrados
Classificação geral dos óleos destinados aos motores de explosão
e aos motores Diesel
Óleo para motor a 2 tempos
Elementos de lubrificação
Sistema de lubrificação
Reparação das peças de lubrificação
Limpeza do motor
Anomalias no funcionamento da lubrificação
Filtragem do óleo por centrifugação
7 - Refrigeração
Refrigeração de ar
Refrigeração a água
Manutenção dos elementos de refrigeração
Reparação das peças de refrigeração
8 - Combustíveis e carburantes
Símbolos químicos
Carburantes líquidos
Carburantes líquidos de outra proveniência que não a do petróleo
Carburantes sintéticos
Carburantes gasosos
Mistura carburada
9 - Carburação
CARBURADORES
Princípio de funcionamento
Dispositivos complementares de carburação
Dispositivo de marcha lenta (reduzida)
Marcha reduzida antipoluente
Dispositivo de arranque a frio
Correção do circuito do carburador de arranque
Dispositivo de retomada
Bomba de retomada Solex a membrana
Correção do circuito de retomada
Dispositivo de enriquecimento
Ventilação de cuba
Carburadores de corpo duplo
Carburadores múltiplos
Carburador graduado ou composto
Corretores de carburação - Economizadores de gasolina
Carburador Solex 32 PAIAT graduado
Regulagens
Carburador Solex 32 BISA 5 invertido
Regiilagens
Carburador Solex 32 EHSA horizontal
Regulagens
Carburador Zénith 30 VIG-6.
Regulagens

O MOTOR
DEFEITOS DE IGNIÇÃO E MEIOS DE VERIFICAÇÃO
Sistema de ignição por bateria
Ausência total de ignição
Ignição insuficientemente potente
Sistemas de ignição por magnetos
Batidas
Calagem da ignição
Circuitos de ignição do motor P.R.V.
13 - Funcionamento e rendimento dos motores
Potência dos motores
Testes do freio
Tipos de freios para teste de motores de automóveis
Curvas de potência
Potência nas rodas de um automóvel
RENDIMENTOS DOS MOTORES
Rendimento global ou total
Rendimento volumétrico (potência por litro)
Rendimentos térmicos e mecânicos
Diagrama
O compressor
14 -Diagnósticos
Exame externo
Estado mecânico interno
Vedaçao
15 - Aparelhos de regulagem
Manómetro de depressão ou vacuômetro
Manómetro de baixa pressão
Manómetro de forte pressão ou compressômetro
Amperímetro
Controlador de ângulo de contato ou de ângulo de carne
Lâmpada de néon ou estroboscópio
Analisador de carburação
Analisador de CO
Osciloscópio catódico
Emprego do cronometro

16 - Os motores de pistões rotativos (Sistema Wankel)
Motor Wankel N.S.U.
Principio de funcionamento
Arrefecimento
Lubrificação
Vedação
Alimentação - Carburação
Ignição
Ignição eletrônica do motor Wankel de um rotor
Manutenção e Regulagens
Dupla ignição do motor Wankel de 2 rotores (NSU Ro 80)
Utilização do motor Wankel
Manutenção e reparação do motor Wankel
Reparações e Regulagens
Apêndice - Motores a álcool
O ÁLCOOL E A CRISE DE ENERGIA
A crise de energia
O álcool
TIPOS DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL
Etanol hidratado
Vantagens
Des\>antagem
Metanol
Propanol
Butanol
MOTORES A ÁLCOOL E SUAS PERSPECTIVAS Motores de ciclo Otto
Adição do álcool à gasolina: vantagens e desvantagens
Adaptação do motor
Vantagens a partir destas alterações
Uso exclusivo de álcool no motor
Alterações a ser feitas no motor
Partida a fio
Distribuição de mistura nos coletores
Proteção do sistema de alimentação

O MOTOR
Motor a álcool
Vantagens
Desvantagens
Motores de ciclo Diesel
Introdução
Motor Diesel com injeção de álcool - Dupla injeção
Aditivos para o álcool no motor Diesel
Álcool aditivado: vantagens e desvantagens
Mistura óleo Diesel + etanol
Perspectivas
Tabelas
Correspondência das diversas unidades de força, de trabalho e de
potência em novas e antigas unidades
Características dos carburantes destinados aos motores de
automóveis
Tabela das temperaturas
Tabelas de conversão das medidas inglesas
Torques de aperto
Dimensões dos pulverizadores
Medidas de pressão
Medidas de depressão Tabela das dimensões em polegadas dos pernos e
parafusos
utilizados geralmente nos automóveis de fabricação inglesa . . . 372 Tabela
das dimensões em polegadas dos pernos e parafusos
utilizados geralmente nos automóveis de fabricação americana 373 Tabela
dos pinos e parafusos métricos
Tabela dos tubos de gás
Densidade e resistência ao frio dos anticongelantes
QUADROS SINÓPTICOS
Capitulo l - Definições gerais: Elementos principais dos motores a pistões
Capitulo 3 - Peças fixas: Os cilindros
Capitulo 4 - Distribuição: Posição das válvulas
Capitulo 6 - Lubrificação:Tipos de óleos para motores a pistões
Questionário.

H.M. Chollet - Professor de Mecânica automobilistica.
>> Site: http://


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